Revestimentos

Se a porta for colocada num ambiente externo


Quando a porta blindada está colocada num ambiente exterior – por exemplo numa moradia – torna-se necessário escolher um painel exterior que resista à acção dos agentes atmosféricos, portanto chuva, vento, luz solar e neve. Se a casa estiver localizada perto do mar, também é fundamental que tolere bem o sal.

Os revestimentos mais indicados, nestes casos, são os de aço, alumínio e MDF hidrorrepelente. O PVC é outra excelente opção, aliás está entre as mais populares porque, graças à aplicação de filmes ad hoc, permite reproduzir qualquer outro material, inclusive a madeira. Falando em madeira: a madeira maciça, em geral, não é a opção ideal. Mas também é importante salientar que processos adequados, baseados na aplicação das tecnologias mais avançadas, e na utilização de determinados tipos de tintas mudam claramente a situação.

O mesmo vale para os folheados em madeira nobre pintada, desde que haja suporte em contraplacado marítimo.

Decorações e personalizações


Existem várias maneiras de decorar e personalizar painéis de portas de segurança blindadas. Para além dos painéis lisos, a mais apreciada e difundida é sem dúvida a pantografia, uma moderna técnica de gravação que permite criar desenhos - por exemplo geométricos ou florais - e silhares de diferentes tipos e espessuras, também a pedido do cliente. As imagens, entre outras coisas, parecem quase tridimensionais e isso torna o resultado final ainda mais cativante. Alternativas interessantes são a aplicação de faixas em relevo, em materiais diferentes dos utilizados na base, ou insertos em aço inoxidável, alumínio acetinado ou alumínio colorido.

Quando a casa está localizada em condomínio


Se a porta de segurança corresponder a um apartamento inserido num condomínio, naturalmente não há problema de exposição às intempéries mas coloca-se outra questão fundamental: a da decoração arquitectónica. Vamos em ordem, para entender melhor. Em primeiro lugar, este termo significa “a estética do edifício dada pelo conjunto de linhas e estruturas que caracterizam o próprio edifício e lhe conferem uma fisionomia específica e harmoniosa e uma identidade específica”. Posto isto, o condómino que pretenda substituir a porta antiga da sua habitação por uma porta de segurança tem o dever de consultar o regulamento do condomínio para verificar quais as intervenções possíveis nas partes de propriedade exclusiva (portanto não comuns). Mas não é suficiente. Em qualquer caso, o particular pode fazer alterações que lhe digam diretamente respeito, sim, porém a decoração arquitetónica continua sendo prioritária e qualquer outro condómino pode tomar medidas judiciais para sua proteção. O que fazer? Se encontrar um painel igual ou totalmente semelhante aos das outras portas, não irá surgir qualquer problema. No entanto, se esta possibilidade não existir, ou se preferir um painel diferente - estamos a referir-nos principalmente ao estilo e à cor - deverá obter o consentimento dos restantes coproprietários antes de prosseguir, caso contrário existe um risco real de se colocar em situações desagradáveis. É óbvio, por outro lado, que diferenças muito ligeiras, praticamente imperceptíveis, não justificariam quaisquer protestos dos restantes condóminos e não poderiam ser consideradas uma causa válida de pedir.

Várias opções de personalização da sua porta blindada

Painéis de revestimento para ambientes interiores - opção standard